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10 ALIADOS QUE FAZEM O DIFERENCIAL NA GESTÃO DE PESSOAS

Muitos profissionais que trabalham diretamente com a Gestão de Pessoas sabem que lidar com o ser humano é um desafio constante e atender às expectativas dos talentos internos, bem como às necessidades do negócio não é tarefa fácil de ser realizada. Seguem abaixo algumas sugestões de ferramentas que se tornam um diferencial para quem deseja fazer o diferencial na Gestão de Pessoas, através da implantação de processos que apresentam resultados em médio ou longo prazo.

 

1 - Comunicação interna clara - Contar com um processo de comunicação interna eficaz tornou-se fundamental para o sucesso de uma corporação. Isso porque quando a empresa estabelece uma linha direta com seus colaboradores, consegue evitar problemas como, por exemplo, a proliferação de ruídos infundados que comprometam o desempenho dos talentos humanos. Vale lembrar que uma boa comunicação interna pode ser estabelecida através de reuniões periódicas, bem como canais simples como jornais internos, murais e e-mails corporativos.


2 - Aplicação de pesquisa de clima organizacional - Através desta ferramenta que geralmente é aplicada anualmente, as empresas têm a possibilidade de identificar tantos os pontos fortes quanto aqueles que precisam ser trabalhados nos processos de gestão. Além disso, torna-se um instrumento valioso para saber o que os colaboradores percebem sobre as ações adotadas e ações podem ser adotadas, antecipando-se ao surgimento de fatores que comprometam o clima corporativo.


3 - Avaliação de Desempenho - Existem modelos diferenciados de avaliação de desempenho que podem ser adotadas a partir das necessidades e da realidade de cada empresa. Vale salientar que este instrumento não deve ser utilizado como uma "caça às bruxas", mas sim como um recurso para o desenvolvimento dos talentos internos.


4 - Programa de Desenvolvimento de Líderes - Infelizmente, alguns ainda acreditam que ser líder significa sentar em uma cadeira para delegar ordens arbitrárias. Hoje, os conceitos de liderança demonstram que o líder deve estar mais disposto a servir do que a ser "servido" e que seu papel está intimamente relacionado à responsabilidade do desenvolvimento dos liderados. Por esse motivo, investir em programas com foco na preparação de lideranças tem se tornado uma prioridade estratégica para inúmeras empresas.


5 - Desenvolvimento de Talentos - O constante desenvolvimento dos talentos internos é outro fator que agrega diferencial significativo à Gestão de Pessoas. Lembremos aqui que as empresas precisam investir tanto no desenvolvimento e no aprimoramento de competência técnicas quanto nas comportamentais.


6 - Instituição da Gestão por Competências - Esse tem sido um caminho adotado por muitas organizações que desejam dar uma guinada em todos os seus processos. Identificar que as competências são consideradas fundamentais para determinados cargos/funções, permite que a empresa possa investir nos seus talentos e esses, por sua vez, tenha consciência do que a empresa espera deles.


7 - Melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho - Quem trabalha com qualidade de vida oferece um retorno maior para a empresa. As pessoas que atuam em um ambiente agradável, sem dúvida alguma vão para seus postos de trabalho mais dispostas e se sentem valorizadas.


8 - Estímulo à criatividade - Empresa que estimula a criatividade dos colaboradores diz "Sim" para o futuro e abre as portas para as inovações. Inúmeros são os casos de organizações que ao estimularem o processo criativo dos funcionários, recebem em troca sugestões/ideias de melhorias que transformam processos que antes se encontravam obsoletos.


9 - Reconhecimento interno de talentos - Quando um profissional oferece o melhor de si, o mínimo que ele espera é que a organização reconheça seu esforço. Registre-se aqui que esse reconhecimento não precisa obrigatoriamente vir através da forma de bônus ou de premiações expressivas, mas também pode ser expresso por palavras ditas pelas lideranças.


10 - Estímulo ao Espírito de equipe - Ninguém chega a lugar algum sozinho. Trabalhar em equipe é fundamental para a sobrevivência da empresa e cabe a ela estimular, bem como conscientizar seus talentos de que todos têm valor a agregar. Colocar um ou dois profissionais em destaque, em um "pedestal", só irá gerar desconforto e criar situações de conflito.

Fonte: rh.com.br