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DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES: REQUISITO PARA UMA EMPRESA COMPETITIVA

Desenvolvimento de líderes: requisito para uma empresa competitiva
Por Patrícia Bispo

Quando adentramos em uma embarcação seja para realizar uma viagem curta ou de longa duração, esperamos que quem esteja no comando tenha capacidade técnica e comportamental não somente para velejar, mas também para lidar com situações inesperadas como uma rápida mudança de tempo que provoque ondas fortes ou que exija uma evacuação rápida dos passageiros que ali estão e que depositaram um grau expressivo de segurança no condutor ou no capitão, como se queira chamar.

A mesma situação vivenciada por um passageiro de um navio ou de qualquer outro meio de transporte, que confere confiança a quem está no comando do veículo, pode servir de analogia para as equipes que se encontram nas organizações. Ou seja, os liderados esperam que sua liderança dê um norte ao percurso que eles seguirão, que os façam vivenciar situações que os ajudarão a chegar ao final de uma jornada, a alcançarem objetivos que eles esperam atingir ou ultrapassar. Por isso que, cada vez mais, as organizações necessitam de lideranças preparadas e, diga-se de passagem, que líder não aquele que só delega ordens a pessoas sem que essas entendam o sentido daquilo que estão executando. Liderança compreende-se como o personagem responsável por conduzir, indicar o caminho e, por vezes, não dar a resposta para todos os problemas, mas aguçar o time a entrar a alternativa para determinada situação.

Diante desse contexto, surgem as ações com foco no desenvolvimento contínuo de lideranças. Um exemplo prático ocorre na Vector Contact Center - organização com sede em São Paulo, especializada em soluções para gestão de contact centers desde a criação, implantação e gestão dos serviços e que emprega cerca de 1.500 profissionais. De acordo com Luciana Uchoa, gerente de Recursos Humanos, diante da necessidade de contar com profissionais para conduzir as equipes, a empresa decidiu instituir, em 2014, o Programa de Desenvolvimento de Líderes, visando oferecer ferramentas básicas para a liderança estratégica.

"Com isso, nossos coordenadores e gerentes estarão mais preparados para assumir cargos mais elevados, cumprindo com um plano de carreira, o que acaba tornando nossa empresa mais interessante e impactando na redução do índice de turnover", afirma a gerente de RH, ao mencionar que a implantação do programa também surgiu para suprir a necessidade de capacitação de líderes, colocando os colaboradores em posições mais estratégicas e menos operacionais, o que os torna mais capazes de tomar decisões importantes para cada formato de operação.

Luciana Uchoa, gerente de Recursos Humanos da Vector Contact CenterVale destacar que o Programa de Desenvolvimento de Líderes possui como público-alvo os coordenadores e os gerentes da empresa. A área de Recursos Humanos é responsável pela coordenação do mesmo, porém os módulos são conduzidos por consultoria externa. Quando questionada porque a empresa optou por trabalhar nessa linha, a gerente de RH argumenta que a consultoria externa possui uma expertise grande nos temas que abordados pelo programa, além de possuir uma visão neutra e isso facilita muito a condução das atividades e as discussões entre os participantes. Já para os supervisores, foi desenvolvido outro programa internamente, sendo esse último coordenado e aplicado completamente pelo próprio departamento de RH da Vector.

O Programa - O Programa de Desenvolvimento de Líderes da Vector Contact Center é composto por seis módulos. Os cinco primeiros são realizados em sala de aula e o último, vivencial, ocorre em área externa. Os primeiros assuntos abordados estão voltados para: liderança, comunicação, feedback, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e equipes de alto desempenho. Além dos encontros em sala de aula, a consultoria demanda atividades "extra sala", como leituras, vídeos e outros recursos. O último módulo, vivencial, compreende um jogo organizacional entre equipes.

Comunicação Interna - Para aguçar a curiosidade e tornar a participação no Programa de Desenvolvimento de Líderes, a área de Recursos Humanos inicialmente, a área de RH decidiu recorrer apenas ao envio de e-mails corporativos para suas lideranças. O conteúdo das mensagens encaminhadas aos participantes, apenas geravam expectativas do tipo "Aguardem...Você foi escolhido para participar .... ". Na sequência, a área de Recursos Humanos se disponibilizou a dar detalhes sobre o diferencial que o programa iria significar ao dia a dia das lideranças, os impactos na ascensão internas, nos benefícios junto às equipes, entre outros aspectos relacionados à iniciativa.

Benefícios - Quando indagada soabre os benefícios gerados pelo Programa de Desenvolvimento de Líderes, Luciana Uchoa afirma que com líderes mais qualificados a organização passará a contar com equipes mais envolvidas e empenhadas em suas atividades e, consequentemente, alcançará uma melhor produtividade e qualidade nos serviços prestados aos clientes. Outro detalhe que ela chama a atenção é que a maioria das organizações está se conscientizando de que muitos talentos pedem demissão dos líderes e não das organizações em si.

"Por isso, um dos fatores de retenção nas empresas é a liderança. Equipes com bons líderes são mais comprometidas e mais eficientes refletindo assim nos resultados da empresa e essa é uma preocupação constante da Vector, ou seja, reter os nossos colaboradores", finaliza a gerente de Recursos Humanos, ao mencionar que no fator captação de talentos, os bons candidatos procuram empresas onde há investimento no capital humano, onde eles possam desenvolver-se e pesquisas já constataram que as ações de treinamento e desenvolvimento são importantes na avaliação destes profissionais, ao questionarem se vale à pena ingressar em uma corporação.

Fonte: RH.com.br